quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

D.E.I.S.

Olá pessoal! Hoje resenharei o livro D.E.I.S., escrito pelo colunista da seção Oficina Literária aqui no Sobre Livros   Jones V. Gonçalves.

Jones nasceu em Gravataí (RS) no ano de 1980, iniciou escrevendo textos postados em diversos fóruns da internet. Em 2009 passou a publicar seus contos no blog O Nerd Escritor e no mesmo ano veio sua primeira publicação pela Editora Multifoco no livro “Pacto De Monstros”, em 2010 publicou novamente pela Multifoco na coletânea “Fiat Voluntas Tua II”.  D.E.I.S. é o seu primeiro livro.
Mas afinal de contas, o que significa D.E.I.S.? Esse, na verdade, é o acrônimo de Departamento Especial de Investigação Sobrenatural.
 
Trata-se de uma divisão fictícia da Polícia Civil que trabalha apenas com casos onde a estranheza da situação ultrapassa a capacidade da polícia convencional. Ou no português correto, em casos sobrenaturais. Inicialmente foi utilizado como projeto experimental no RS, e vindo a ter seu posterior reconhecimento, se expandiu para outros estados brasileiros.
O livro, que é dividido em contos, mostra exatamente a atuação dos agentes do D.E.I.S. em diferentes casos, a maior parte deles ocorrido em cidades Sulistas como Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e São Leopoldo.
Os casos envolvem todo tipo de aberrações sobrenaturais que a mente do escritor permite: vampiros, zumbis, lobisomens, bruxas, e até mesmo uma participação especial do próprio demônio (!), entre outros seres maléficos, que surgem para infernizar a vida de agentes como Francisco, Matheus e Daniel.
À medida que vamos conhecendo os agentes, observamos os pontos fortes de cada um deles, e como eles são aproveitados, dependendo do ser sobrenatural que irão enfrentar. Daniel por exemplo, é bom no corpo a corpo, Francisco, mais experiente, conhece mais sobre o sobrenatural, vindo inclusive a praticar magia.
É interessante notar, que apesar da divisão do livro em contos, esses não estão isolados, mas se entrelaçam, formando uma narrativa linear e coesa. Conforme vamos acompanhando os agentes em seus casos, paralelamente observamos também o surgimento de uma ameaça ainda maior que as outras, que culminará em um final surpreendente.
A narrativa de Jones é bem enxuta e clara, o autor não faz rodeio algum e sempre vai direto ao assunto. Isso torna o texto bem ágil e não te permite desgrudar da leitura, pois sempre temos aquela sensação de que algo interessante irá acontecer. Outro ponto positivo da escrita é a ambientação rápida: o autor te insere na situação com uma facilidade tremenda!
Tenho apenas uma critica a fazer. Pela característica de texto ágil, o autor às vezes “corre” com o texto, e não nos permite “conhecer” os personagens. Senti falta principalmente de descrições físicas e psicológicas.
Sabe quando você não consegue sentir empatia pelo personagem, e tanto faz para você se ele morre ou não? Pois é…
Mas independente disso, indico o livro para aqueles que apreciem temáticas policiais e que envolvam o sobrenatural  (destaque para os fãs da série “Supernatural”, pois há varias similaridades), e narrativas sangrentas, pois o autor não nos poupa de detalhes sádicos. =]
Não indico aos mais “sensíveis”, tanto por questões sangrentas, quanto por religiosas, pois literalmente o capeta está solto nas páginas!
Para conhecer um pouco mais sobre o livro e obter mais informações sobre o jogo que está sendo desenvolvido, basta acessar o novo site do Projeto D.E.I.S.
Atualmente quem compra o livro D.E.I.S recebe de brinde um marca páginas com um código de acesso exclusivo ao protótipo do jogo digital.

Fonte: http://www.sobrelivros.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...